Sujeitos de suas histórias
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Buscar situar comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas - verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos,
Responsável:
Karina Gomes Barbosa da Silva
Resumo:
Este projeto busca produzir e veicular programação sonora/radiofônica para crianças de Mariana e Ouro Preto, tornando meninos e meninas potenciais ouvintes deste meio de comunicação e familiarizados com a linguagem radiofônica. Além de ouvintes, o projeto busca utilizar a participação ativa das crianças para a construção do programa, que gira em torno das culturas infantis: canções, parlendas, trava línguas, contação de histórias. Tornam-se, assim, co-protagonistas na produção midiática voltada a eles, por meio do compartilhamento de seus saberes, de seus imaginários. Tendo em vista que a mídia constitui-se um dos elementos-chave das culturas infantis, a inclusão de crianças no processo produtivo, não apenas nos processos de recepção ativa, aumenta a capacidade de agência e autonomia deles, bem como o controle sobre os processos midiáticos que lhes dizem respeito. Para além disso, a oralidade, recurso bastante familiar às crianças em idade pré-escolar (até 6 anos), ainda não alfabetizadas, é pouco explorada pela comunicação, tendo em vista que existem poucas iniciativas de rádio voltadas para crianças, e tem potencial democrático de saberes, conteúdos, cultura. A escuta do rádio se liga à capacidade imaginativa da criança por meio da produção de paisagens sonoras e da criação de imagens mentais. Há também o incentivo ao registro e acompanhamento da temporalidade do rádio, à própria escuta e a outras modalidade de atenção.
Programa vinculado:
Buscar situar comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas - verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos,
Responsável:
Karina Gomes Barbosa da Silva
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Resumo:
Este projeto de extensão se ancora nos princípios do jornalismo cívico para criar um observatório de monitoramento dos serviços públicos oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal em Mariana. E a partir dele construir uma rede de troca de informações, debates, e busca por soluções a problemas detectados entre os moradores locais, tendo em vista a garantia e fortalecimento da cidadania. Tal observatório visa mensurar a qualidade da oferta desses serviços, a transparência com que são distribuídos (critérios utilizados, equidade dos valores, montantes, quantidades, acesso da população a eles), assim como avaliar a resolução de problemas enfrentados pela população marianense. Vinculado ao programa de extensão Sujeitos de suas histórias, compreende a comunicação como direito humano e como ferramenta essencial para o aprofundamento da democracia, e percebe o jornalismo como atividade indissociável para o fortalecimento dos sujeitos como cidadãos. Em 2017, o projeto se debruçou a oferta de serviços públicos de água e luz em Mariana, a partir da demanda dos moradores.
Programa vinculado:
Buscar situar comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas - verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos,
Responsável:
Karina Gomes Barbosa da Silva
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Resumo:
Este projeto busca continuar a promover ações junto a crianças de 4 a 8 anos em busca de construir, veicular e disseminar novas representações de gênero, alternativas àquelas hegemônicas na mídia, que reforçam as assimetrias do patriarcado e as desigualdades de gênero, ao mesmo tempo que proporciona formação gendrada do futuro jornalista da Ufop. Intenta, ainda, discutir com educadores novas estratégias para as abordagens de gênero na escola. Utiliza, para tanto, ferramentas da comunicação e representações veiculadas pela mídia, além da estratégia do brincar, investindo na ludicidade e na proximidade das linguagens de tais faixas etárias. A ideia é que esses sujeitos possam construir novos imaginários de gênero, que permitam a meninos e meninas identidades mais livres e com novos gendramentos. As demandas por ações desse tipo têm se mostrado urgentes no contexto nacional, diante dos ataques que os estudos e os movimentos de gênero têm enfrentado, e também no contexto marianense, em recebemos relatos e demandas de escolas para enfrentamentos das hierarquias de gênero, do machismo, da misoginia.
Responsável:
KARINA GOMES BARBOSA DA SILVA
Programa vinculado:
Buscar situar comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas - verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos,
Responsável:
Karina Gomes Barbosa da Silva
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Resumo:
Este projeto busca continuar as ações de escavar, resgatar, indexar, arquivar e socializar memórias e suportes de memórias de sujeitos das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015. Faz isso ao entender que as narrativas e os resgates de memórias são importantes aliados no processo de reparação do trauma e na reintegração do sujeito ao tempo e ao mundo "normal" após o evento traumático, que separa o sujeito do campo do simbólico. Ao mesmo tempo, o projeto incentiva o trabalho com novas memórias, diante das perspectivas de futuro dos atingidos e de um presente entretempos, incrustado numa cidade que lhes é estranha e onde são estrangeiros; onde perderam os laços com a terra, com o cultivo, com o espaço público e uns com os outros.
Programa vinculado:
Buscar situar comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas - verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos,
Responsável:
Karina Gomes Barbosa da Silva
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Resumo:
Continuar as ações para tornar os atingidos da tragédia da Samarco protagonistas de narrativas: do lugar, do patrimônio, das paisagens, da(s) história(s), das memórias, das pessoas, do presente, do futuro. Para isso, o projeto intenta continuar a oferecer meios para que moradores de comunidades atingidas sejam capazes de narrar, verbo-visualmente, acompanhados de estudantes de jornalismo, fragmentos do que podem constituir suas identidades e imaginários, permeados pelo afeto como forma de conhecimento e apropriação de espaços. É ouvir – e tornar audíveis – vozes de sujeitos que formam e são conformados pelo lugar, que o humanizam. No momento em que o reassentamento começa a se aproximar e as temporalidades e espacialidades dos atingidos começa a ter perspectivas de mudança, o projeto ganha nova dimensão, de acompanhar conflitos, reintegrações, re-traumatizações, enfim, percursos afetivos possíveis diante das novas mudanças a serem vividas por eles.
Responsável:
KARINA GOMES BARBOSA DA SILVA
Programa vinculado:
Buscar situar comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas - verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos,
Responsável:
Karina Gomes Barbosa da Silva
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