skip to content

KITS EDUCATIVOS SOBRE CIÊNCIAS/QUÍMICA EXPERIMENTAL PARA DISCENTES/DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Notícias

Publicação do Forcult auxilia a implementação de políticas culturais nas universidades brasileiras.

5 Fevereiro 2021

O Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT) acaba de publicar o título FORCULT: instrumento para...

Leia Mais


Seleção de bolsista Núcleo de Tecnologia da Informação – ICSA/Mariana

14 Janeiro 2021

O Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da UFOP abriu processo para seleção de 3 (três) bolsistas e cadastro de reserva de alunos que estejam...

Leia Mais


Lançamento de Frequência Ações de Extensão - dezembro

16 Dezembro 2020

Prezados Responsáveis pelo Lançamento de Frequência das Ações de Extensão, A PROEX publicou no dia 19 de março orientações sobre a continuidade...

Leia Mais


Edital BDI - Desenvolvimento WEB

9 Dezembro 2020

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura, no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Geral da Universidade Federal de Ouro Preto, torna pública...

Leia Mais


Propostas homologadas - edital interinstitucional UFOP - IFMG - UFV - UFMG

2 Dezembro 2020

A Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UFOP divulga a homologação das inscrições do Edital Interinstitucional que visa apoiar ações de extensão...

Leia Mais


SEXT - Veja como fazer o login no UFOP Aberta

27 Novembro 2020

A equipe de produção do XXI Seminário de Extensão preparou dois guias para auxiliar participantes a se movimentarem no espaço do UFOP Aberta. O primeiro...

Leia Mais


Resumo: 

O processo de ensino e aprendizagem passa por diversos debates sobre a forma que vem sendo desenvolvido há um bom tempo nas escolas, em que são visíveis os distanciamentos de fenômenos naturais e outros aspectos formadores em contexto escolar. Ou seja, são expressivas as limitações quanto à qualidade do ensino da Área de Ciências da Natureza (Ciências/Química). Marcondes e Peixoto (2007), por exemplo, se referem ao ensino de Química afirmando que este apresenta problemas como: “aprendizagem restrita a baixos níveis cognitivos, ensino centrado quase que exclusivamente no professor com aulas essencialmente expositivas, ausência de experimentação e a falta de relação do conteúdo com o cotidiano”. Experiências próprias de sala de aula, estudos e investigações realizadas com egressos da Educação Básica, revelam aspectos que não podem mais ser ignorados nas escolas: por um lado, a ausência da realização de experimentos na grande maioria das escolas públicas e, por outro, o grande interesse por esse tipo de atividade por parte de estudantes das escolas e dos professores. Estes, também, salientaram a importância que a realização de atividades experimentais representa no processo de ensino-aprendizagem. Diante da preocupação com o processo de ensino-aprendizagem atual, nos propomos neste projeto de extensão a produzir kits educativos envolvendo Ciência/Química Experimental que serão doados para uso de discentes e docentes de escolas públicas do Ensino Fundamental II da cidade de João Monlevade. Espera-se que com este material, os professores possam propiciar aos alunos um contato com a disciplina de Química de maneira mais fundamentada e planejada com base na experimentação e, consequentemente, na contextualização para, assim, construir um elo entre o conhecimento científico e o senso comum.

Ano de vigência: 
2020
Responsável: 
LUCILIA ALVES LINHARES MACHADO
Contato: 
lucilia@decea.ufop.br