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Creditação

Notícias

Publicação do Forcult auxilia a implementação de políticas culturais nas universidades brasileiras.

5 Fevereiro 2021

O Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT) acaba de publicar o título FORCULT: instrumento para...

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Seleção de bolsista Núcleo de Tecnologia da Informação – ICSA/Mariana

14 Janeiro 2021

O Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da UFOP abriu processo para seleção de 3 (três) bolsistas e cadastro de reserva de alunos que estejam...

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Lançamento de Frequência Ações de Extensão - dezembro

16 Dezembro 2020

Prezados Responsáveis pelo Lançamento de Frequência das Ações de Extensão, A PROEX publicou no dia 19 de março orientações sobre a continuidade...

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Edital BDI - Desenvolvimento WEB

9 Dezembro 2020

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura, no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Geral da Universidade Federal de Ouro Preto, torna pública...

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Propostas homologadas - edital interinstitucional UFOP - IFMG - UFV - UFMG

2 Dezembro 2020

A Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UFOP divulga a homologação das inscrições do Edital Interinstitucional que visa apoiar ações de extensão...

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SEXT - Veja como fazer o login no UFOP Aberta

27 Novembro 2020

A equipe de produção do XXI Seminário de Extensão preparou dois guias para auxiliar participantes a se movimentarem no espaço do UFOP Aberta. O primeiro...

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A lei federal 13.005, de 25 de junho de 2014, estabeleceu o Plano Nacional de Educação. A Estratégia 7 da Meta 12 do citado Plano assegura que, no mínimo, 10% dos créditos dos cursos de graduação devem ser utilizados em ações de Extensão. Isto significa que todos os estudantes de graduação são obrigados a trabalhar com a Extensão durante alguma etapa do seu curso.

Esse Plano foi fruto de grande articulação da sociedade brasileira, que culminou na Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada entre 28 de março e 1º de abril de 2010, em Brasília-DF. , Segundo o documento do encontro, "constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no Brasil e contou com intensa participação da sociedade civil, de agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou responsáveis) de estudantes. Ao todo foram credenciados 3.889 participantes, sendo 2.416 delegados e 1.473, entre observadores, palestrantes, imprensa, equipe de coordenação, apoio e cultura". Ver Documento síntese e Documento Final da CONAE.

Como a lei fala de "créditos", algumas universidades começaram a usar o termo "creditação" para denominar esse processo. Ultimamente, nos encontros de caráter nacional, passou-se a usar a expressão "curricularização da Extensão". A UFOP passa, então, a utilizar tal denominação.

Na UFOP, o trabalho já começou. Foi criada uma comissão para tratar do assunto, composta por representantes da PROEX, PROGRAD e PROPP, além de extensionistas dos câmpus de Mariana e João Monlevade e membros do Cômite de Extensão.

A Comissão da Curricularização estabeleceu uma estratégia para informar, divulgar e discutir a implantação desse processo na UFOP. Está sendo realizada uma grande campanha em diversas mídias e será publicada cartilha sobre o assunto.

Uma ação mais direta junto à comunidade universitária foi a realização de seminários em todas as unidades acadêmicas. Os eventos foram realizados nas 12 unidades, com discussões muito ricas e com inúmeras contribuições para a implantação da curricularização da Extensão na UFOP.

Além disso, a PROEx tem se reunido com diversos Colegiados de Graduação de cursos para debater a implantação da curricularização.

Em fevereiro, a Pró-Reitoria encaminhou ao CEPE proposta de Resolução regulamentando o processo na UFOP. Após discussões internas, a reitora Cláudia propôs que o assunto voltasse à pauta em uma das próximas reuniões, possibilitando uma avaliação mais aprofundada por parte de cada conselheiro e seus respectivos representados.

 

 

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